quarta-feira, 2 de abril de 2014

SERVIDORES DA EX-SUCAM DE ALTAMIRA/PA CONTAMINADOS POR PESTICIDA DDT FAZEM MANIFESTAÇÕES EM BRASILIA

                               
        No período de 24 a 27 de março; vinte e seis servidores do Ministério da Saúde de Altamira Pará, estiveram em Brasília, onde reivindicaram seus interesses:
- Tratamento médico.
- Reconhecimento por parte do governo da contaminação dos servidores.
- Aposentadoria por acidente de trabalho
- Agilidade na tramitação do Projeto de Lei Nº 3525/2012 (Pensão Vitalícia).
                                 
          Seria pedir muito depois de tudo que estamos sofrendo com as seqüelas do DDT e de outros inseticidas, que usamos em grande escala no controle de vetores transmissores de malária? Seria pedir muito quando assistimos varias mortes de colegas em nossa cidade, e tivemos noticias em outras regiões de centenas de colegas que morreram, e de milhares de doentes crônicos em conseqüências desses pesticidas?           Em reunião com a executiva do Ministério da Saúde, fica claro que de forma alguma eles vão reconhecer que fomos contaminados pelos pesticidas, em certos momentos pareceu até brincar com a nossa situação quando me disse que até o cafezinho faz mal, que o
                                   
nosso problema era idade que já estávamos próximos ou acima dos cinqüenta anos, eu me refiro ao Dr. Odair, e tantas outras coisas que esse Sr. falou mas sem conhecimento, não havia consistência no que ele dizia; mas que argumentos alguém pode ter para dizer que o DDT é inofensivo? no Governo Federal há uma manobra e com o apoio dos Sindicatos que defende a categoria no caso os Sintseps. No Congresso Nacional com os políticos e seus ilusórios projetos de Lei que beneficiariam os servidores contaminados; mas que chegamos a conclusão de que eles só servem para ganhar tempo, tempo esse que é precioso para nós. Essa PL 3525/2012 já está perto de ser vetado pois está indo para a comissão de finanças e senão for vetado nesta comissão vai ser pela Presidente como nos foi alertado por um deputado da bancada paraense, e mais, nos orientou a procurar
Justiça; Como foi o caso do PL 4973/2009 de autoria da Dep. Perpetua Almeida do Acre e que depois de cinco anos tramitando no congresso foi vetado pelo Dep. Claúdio Puty, do Pará, seu colega da bancada do Governo. Vocês tem noção do que é cinco anos para nós? Será que não dá para perceber que isto é tudo combinado? que tudo isto está sendo orquestrado pelo Governo, com o apoio de Políticos e Servidores de Confiança do Ministério da Saúde e Funasa e com a conivência de Sindicatos Pelego? ACORDA MALARICO O TEMPO É CURTO!!!

7 comentários:

  1. Os sucanzeiros fazem parte da história do Brasil, principalmente na região Norte, heróis que salvaram muitas vidas e que ainda em muitos locais perdidos nestes confins de mundo amazônico, são os únicos que levam o atendimento que o poder público deve ao povo brasileiro. Merecemos respeito, principalmente os que deram a saúde e até mesmo a vida por este trabalho!

    http://waldirmadruga.blogspot.com.br/2013/07/os-sucazeiros-que-fizeram-e-faz-parte.html

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  2. Histórico dos servidores da Ex Sucam

    Em abril de 1962, sem nenhuma aparato magnífico, instalava-se em Rondônia a Campanha de erradicação da Malaria – CEM, órgão criado em 1958, com a finalidade de combater,controlar e erradicar a Malaria em todo o Território Nacional. Porem, em 1970 antes mesmo de cumprir seus objetivos aconteceu uma “ Fusão entre a CEM, e o Departamento Nacional de Endemias Rurais – DENERU, resultando na criação da SUCAM,que chegou a fazer historia em relação ao controle de Campanha de Saúde Pública –SUCAM, com a Fundação Serviço de Saúde Pública – SESP, de origem FUNASA Fundação Nacional de Saúde que, embora sem brilho dos seus antecessores, e a partir de 2000 a FUNASA foi cedido Estado e Município.

    Junto com a instalação da CEM ( inicio da década de 60), surgiram os primeiros servidores, que deveria iniciar os árduos trabalhos de combate à Malaria em Rondônia. Até aquele momento, a população do território não chegavam aos 110.000 habitantes, e vivia distribuído nas cidades de Porto Velho, Guajará Mirim,em algumas vilas e no seringais espalhados aos longo dos inúmeros rios que formam a bacia hidrográfica do Estado,todos dotados de muitas cachoeiras,onde o perigo rondava o viajante diuturnamente.

    Até aqui, em razão da população ser estável e significativamente dispersas, as doenças como a Malaria foi facilmente controlada, sendo que os seus índices permaneceram baixos por um tempo.

    Nos anos que se seguiram, a população foi gradativamente aumentando- primeiro com a vinda dos garimpeiros de cassiterita,que se localizaram no região de Ariquemes, Porto Velho e são Lourenço , a margem esquerda do rio Madeira, na altura de Mutum Paraná.

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  3. Em seguida o processo migratório foi intensificado, tendo a sua seqüência ocorrida de forma impressionante, com uma enorme volume de pessoas chegando, oriundas de todas as regiões do pais. Esse movimento era subsiado pelo projeto do Governo Federal, destinado a ocupação das terras de Rondônia. Fio realmente um fenômeno o aconteceu, pois rapidamente a população saltou dos 100 para 700 e em 1984 ultrapassou a casa de 1 Milhão e 100 mil habitantes.

    Nas segunda metade da secada de 80, quando o processo de colonização já estava se tornando estável, alguém encontra ouro no rio Madeira. Esse achado, fez eclodir um outro processo migratório nessa direção, a com isso os problemas em relação à malaria que já não eram poucos devido a disseminação quase generalizada da doença no Estado, sem duvida mais que dobraram.

    Ora, se combater a Malaria em terra firme já é ruim e complicado, agora imagine sob as água do rio Madeira. Um exemplo bem simples dessas dificuldades, ocorria quase diariamente com pessoal da SUCAM naquela região: O servidor coleta material para exames de algumas pessoas suspeitas de estarem acometidas por Malaria, numa mesma “draga” pela manhã, mas quando durante a tarde o servidor voltava para ministrar o tratamento, a “draga” já não estava no mesmo lugar.

    A tal “draga” parecia haver sido tragado pelas águas, pois por mais que insistissem não conseguiam encontra-la. A época, do Teotônio à confluência dos Rios Beni e Mamoré, o Rio Madeira cicia lotado dede “Dragas”. Em alguns lugares como Imbaúba, Palmeiral, Vai- quem –que, Araras e outros,formavam –se verdadeiras cidades fluentes.

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  4. Um outro caso especial aconteceu no Município de Jaru, que considerando entre 1973 e 1975, o quartel general da malaria do mundo, uma vez que em nenhuma outro lugar a malaria foi tão intensamente disseminada.

    Quando ao servidor da CEM, DA SUCAM e hoje da FUNASA cabia a responsabilidade de, através da sua luta contra a Malaria, ofereceu as condições ideais para que tanto os “nativos quando os chegaste”, pudessem trabalhar e viver em paz sem o risco de adoecer em conseqüências da Malaria.

    Para felicidade de todos, esses objetivos foram alcançados, e dessa forma foi dada à população rondoniense a condição proposta no parágrafo anterior. Hoje, talvez por descuido dos responsáveis, a Malaria ainda persiste em alguns lugares, porem de forma devidamente controlada, sem causar maiores preocupações.

    Aqui no Estado de Rondônia, o trabalhador da malaria e das outras endemias, carinhosamente chamado de MALAEIRO.

    A seguir será feito uma rápida abordagem, sobre a forma como o Malaeiro, a rigor desenvolvia suas tarefas e cumpria bem cada missão que lhe era confiada.

    Tanto na CEM quanto na SUCAM, no inicio de cada período de trabalho, era elaborado um planejamento para nortear a execução dos trabalhos nos 06 meses que se seguiam.

    Cada turma recebia um Itinerário orientando em qual área iria trabalhar, quantos prédios havia e até onde deveria chegar. Em geral essas áreas eram seringais espalhados ao longo dos rios. Para o deslocamento os Malaeiros recebiam um pequeno barco de madeira, e um motor dede pouca potencia, formando um conjunto completamente inadequado ao transporte de uma turma em Rios como o Ji Paraná, Jaru, Jamari, Candeias, Madeira, Jacy paraná, Mutum Paraná, Abunã, Mamore, Pacaás Novos, ao Guaporé juntamente com todos os seus tributários da margem brasileira. Essa viagens duravam em media 05 meses, nesses, nesse período era rigorosamente proibido retornar. Nada Justificava o retorno do servidor antes de cumprir o Itinerário. Em caso da morte dede esposa ou filho, o maleiro até voltava, mas em geral só chegava alguns dias do sepultamento.

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  5. O trabalho era realizado em áreas insalubres, porque o malaeiro estava sujeito a contrair até a doença que combatia.

    O trabalho era realizado se forma penosa, Porque o malaeiro era obrigado a percorrer longas distancias na selva nos seringais, transportando nas costas os seus pertences e mais o material de trabalho.

    O trabalho era realizado de forma periculosa, Porque o Malaeiro arriscava a vida praticamente todos os dias – quando não estava nos rios correndo risco de naufragar nas Inúmeras cachoeiras existente, estava na selva possível de ser atacado por animais peçonhentos ou por outros tipos de fera, ou ate mesmo pela flecha envenenada de um Índio em algumas regiões.

    Para completar o quadro da periculosidade, todos os matérias por nós utilizados para combater vetores de doenças, eram inseticidas pertencente a vários grupo como os Organoforados, Organoclorados, piretoides, Temofós e um larvicida Biológico chamado BTI ( Bacili israelence), utilizado sem nenhuma literatura a respeito. Todos os inseticidas(Agrotóxico,pesticida –veneno ), são altamente tóxicos e extremamente perigosos. No nosso caso ( malaeiros), esse perigo era relativamente maior porque trabalhávamos sem nenhuma orientação a respeito dos perigos causados pelo inseticidas e sem os equipamentos de proteção adequados, tanto na pesagem, como nas borrifaçães intradomiciliares, nas nebulizações especiais e nas aplicações dos larvicidas.

    O DDT ( dicloro difenil tricoloroetano), é um dos inseticida mais perigosos do grupo dos organoclorados e foi usado por nós em RONDONIA , durante 31 anos.

    Muitos outros inseticidas não menos perigosos foram usados nesse período,destacamos aqui o DDT, por nos parecer o que mais danos causou aos servidores do ex- DENERUex CEM, ex-SUCAM,ex FSESP e da FUNASA,de todo o Brasil.

    Hoje, analisamos a nossa situação, nos parece que, ao invés de lutadores em busca de uma saúde melhor para todos os brasileiros, fomos sim, simples cobaias de produtos químicos variados.

    Em razão das intoxicações, muitos companheiros nossos –bons malaeiro,pereceram durante a caminhada. Entretanto, os que escaparam, embora com a saúde abalada continuam vivo e pedem socorro ao poder publico de Rondônia e do Brasil, no sentido de aprovação do projeto de Lei 4485/2008, de autoria do Deputado Zequinha Marinho.

    Considerando os benefício que através do nosso trabalho, conseguimos trazer a economia e ao povo brasileiro; considerando ainda, todos os nossos companheiros que tombaram durante a jornada e a nós que continuamos sofrendo os males oriundos dos venenos com os quais trabalhávamos, esperamos que o Brasil resgate esta divida para conosco


    A própria Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece que o produto pode ser usado como inseticida, desde que com cuidado. Quando o DDT é lançado em pequenas quantidades dentro das casas, ele repele e mata insetos. Em 1970, mais de 6 milhões de casas brasileiras receberam esse tratamento preventivo, resultando em uma grande redução do número de afetados pela malária — naquele ano, foram exatamente 54.644. Depois, o País voltou a sofrer c a doença: em 2009, foram registrados 306.908 casos.

    http://waldirmadruga.blogspot.com.br/2013/07/os-sucazeiros-que-fizeram-e-faz-parte.htmlom

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  6. gostei do seu blog, você tem conhecimento de algum documento onde comprova que o governo federal sabia das potencialidades ofensivas a saude, em relação a esses produtos quimicos, até então na época recêm chegado?
    me add no face por favor:
    https://www.facebook.com/

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  7. A Suíça proibiu sua utilização em 1939 e os Estados Unidos em 1972, pois já tinham conhecimento dos riscos da utilização do DDT tanto na agricultura quanto no controle de vetores, no entanto por ser um pesticida de baixo custo e com potencial no controle de vetores, foi usado largamente nos países de terceiro mundo; como poderia o governo não saber? foi banida na agricultura seu uso em 1985 , e só em 2009 foi totalmente proibido no Brasil; seria ingenuidade o Brasil produzir um documento oficial dizendo estar ciente da nocividade do ddt, quando tem milhares de servidores que foram expostos à esse produto quimico!

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